Arquivo do blog

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Aeroporto de Cláudio x Aécio



Uma das "armas" de ataques ao candidato Aécio Neves é o caso do Aeródromo de Cláudio.
Em meio a tantas acusações e defesas, resolvi pesquisar sobre o assunto. Afinal, cada um "puxa sardinha" para o seu lado em seus argumentos.
Embora a internet seja um facilitador para pesquisas, ainda assim é um trabalho complicado já que a maioria dos artigos relacionados ao assunto são tendenciosos (tanto para defesa quanto para acusação).

Para começar a remontar essa história, teremos que viajar até 1983. Nesse ano, Tancredo Neves iniciava seu mandato como Governador de Minas Gerais. Nessa época, ele financiou com verbas do Estado, a construção do aeroporto de Cláudio nas terras do seu cunhado Múcio Guimarães Tolentino.

Vale lembrar que Aécio é neto materno de Tancredo e sobrinho neto de Múcio.

Devido a esse repasse indevido de verba pública por meio do convênio 971/83, o Ministério Público apresentou em 2001 uma ação pública contra Múcio. A maior parte das acusações já prescreveram se mantendo apenas a reparação de danos ao erário.

http://politica.estadao.com.br/noticias/eleicoes,pista-de-terra-de-aeroporto-tambem-teve-verba-publica,1533108

Análise:

Embora os envolvidos no caso sejam parentes diretos de Aécio não podemos ser levianos de colocar essa questão na conta dele.

Que tal deixar as preferências políticas de lado e pensar em pessoas comuns. O neto de um criminoso é culpado pelos crimes de seu avô? Você o condenaria por isso? Provavelmente sua resposta (caso não seja tendenciosa) será não.

Um caso recente que posso citar em relação a esse tipo de situação é o de Osama Bin Laden e seu filho Omar Bin Laden. O filho não pode pagar pelos crimes dos pais.

2008


Já no seu segundo mandato como Governador do Estado de Minas Gerais, Aécio decide novamente investir no Aeródromo de Cláudio. A reforma da pista de terra fazia parte do Programa Aeroportuário de Minas Gerais. (você pode ler mais sobre o assunto em: http://www.tgl.ufrj.br/viisitraer/pdf/560.pdf)

O local foi desapropriado em 2008 e teve início das obras em 2009 terminando em 2010. A obra foi inicialmente orçada em R$ 13,5 milhões e teve um custo final de R$ 13,9 milhões.

Análise:

*Obra desnecessária
A ideia do Programa Aeroportuário de Minas Gerais a princípio é boa, principalmente devido o caos aéreo em que se vive, mas será que realmente havia necessidade do Aeródromo do Cláudio fazer parte desse programa?

A explicação dada por Aécio é o fato de já ter uma pista no local. Nesse caso o custo seria menor do que começar as obras do "zero". Essa explicação é coerente, mas não é satisfatória já que a vizinha Divinópolis (50Km) já possuía um aeroporto, não tendo necessidade da construção de outro tão próximo.

*Orçamento estourado
Infelizmente isso faz parte da nossa realidade. Qual obra do nosso governo não extrapola o orçamento inicial? Se for usar isso contra o Aécio, teremos que exigir explicação de várias outras obras públicas de vários governos Brasil afora, inclusive explicações da Presidente. Acho que ainda está bem viva na memória do povo os gastos com os estádios...

Administração feita pela família de Aécio / Funcionamento irregular


Estou colocando esses dois tópicos juntos pois acho que eles se completam. Segundo a Anac, por falta de todos os documentos necessários para a homologação de funcionamento, esse continua irregular. Por outro lado, devido a falta de um acordo em relação a indenização pela desapropriação a família de Múcio continua nas terras.

Análise:

*Documentação
Já se passaram 4 anos desde que as obras foram concluídas e como até agora a documentação necessária para o funcionamento não foi regularizada? Isso é algo que precisa ser explicado!

*Administração
Essa questão é colocada de uma forma que dá a entender que a família de Aécio está ganhando dinheiro com o aeródromo. Entretanto, segundo apuração de um repórter da Folha não é cobrada nenhuma quantia para o uso do mesmo. O que é necessário fazer é entrar em contato com Fernando Tolentino para abrir o portão. Sinceramente, não vejo isso como um absurdo tão grande. Se ele ainda faz uso da propriedade é normal que tenha preocupação com sua segurança, e queira saber quem entra e quem sai dela. Coloque-se na mesma situação. Imagine que sua casa esteja em judicie? Você iria simplesmente deixar as portas abertas para estranhos entrarem e saírem a hora que bem quisessem? 

*Uso do aeródromo por Aécio
Sinceramente? Com tantos problemas maiores, creio que esse seja o menor deles.

Conclusão Final:

O principal ponto das acusações em relação a construção do Aeródromo de Cláudio é que Aécio e sua família estariam tirando benefícios financeiros. Fato esse que não foi comprovado. Pode-se alegar que esse benefício seria o ganho da indenização devido a desapropriação. Quanto a esse ponto, ainda está na justiça e a família ainda não ganhou nada e sequer sabemos se irá ganhar. Portanto não podemos considerar como um ganho financeiro. Quanto a administração do aeroporto, também não está proporcionando lucros já que não está sendo cobrado pelo uso. Quanto ao benefício de poder usar a pista, até então as informações que se tem é que qualquer pessoa pode usá-la. Basta chegar lá e pedir.

Devido a esses fatos, ao meu ver, essas acusações são inconsistentes.



Quer saber mais sobre o assunto? Acesse os links:

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/07/1488587-governo-de-minas-fez-aeroporto-em-terreno-de-tio-de-aecio.shtml

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/07/1489125-anac-investigara-pousos-e-decolagens-irregulares-no-aerodromo-de-claudio.shtml

http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/governo-de-aecio-fez-aeroporto-particular-de-r-14-milhoes

http://politica.estadao.com.br/noticias/eleicoes,pista-de-terra-de-aeroporto-tambem-teve-verba-publica,1533108

http://wap.diariodocomercio.com.br/noticia.php?tit=reforma_e_melhoramentos_de_aeroportos_terao_r_70_mi___&id=84419

http://www.folhadoprogresso.com.br/mp-e-anac-investigarao-aeroporto-feito-em-terreno-que-foi-de-tio-de-aecio/






Nenhum comentário:

Postar um comentário